top of page

8 Formas Inconscientes de se Auto-sabotar



É frequente pensar-se numa pessoa bem sucedida como sendo inteligente, e atribuir-se a inteligência como O factor que definiu o seu sucesso. Apesar da inteligência ser importante e sem dúvida ser um grande trunfo para alcançar o sucesso, certamente que ela não nos conta toda a história. Mesmo as pessoas mais inteligentes podem sabotar o seu próprio sucesso com maus hábitos gerados por pensamento e emoções negativas.


É bastante frequente as pessoas estarem a pensar e agir de maneira que lhes impede de terem ações alinhadas com o que realmente desejam, e dessa forma se auto-sabotam. Na verdade esta é a razão que mantêm muita gente por longos períodos de tempo na zona do sonho e raramente no alcance.


Digamos que você tenha um desempenho superior na sua empresa, No entanto, tem o mau hábito de se autosabotar. Toda vez que você se aproxima de uma grande conquista como liderar um projecto ou ou tem a possibilidade de ganhar um grande projecto para o seu negócio, você encontra uma maneira de estragar tudo, ao invés de se abrir, se retrai e se sabota!


Por exemplo, foi-lhe dada recentemente a tarefa de liderar um novo projecto. Estavas entusiasmado por aceitar o desafio, mas à medida que o prazo se aproximava, começa a sentir-te sobrecarregado. Em vez de pedir ajuda, tenta fazer tudo sozinho com receio do que "os outros vão pensar de mim". O resultado final não reflecte o seu nível de inteligência e está bem abaixo da sua capacidade - o projecto foi apressado e acabou por ficar incompleto.


Você tinha tudo para finalmente sobressair e ter o sucesso que você sabe que merece, mas ai você se pergunta, o que correu mal? O que realmente aconteceu, porquê você não pediu ajuda quando sentiu-se sobrecarregado?


Você simplesmente sabotou o seu próprio sucesso ao não delegar tarefas, pedir ajudar ou prestar atenção aos seus pensamentos e emoções. Deixou que a dúvida "o que os outros vão pensar de mim" lhe dominasse, o que lhe gerou medo - o seu medo do fracasso realmente acabou lhe levando ao fracasso.


É um problema comum entre pessoas que se percepcionam como inteligentes ou independentes. Elas estão tão acostumados a estar no controle que têm dificuldade em delegar tarefas ou admitir quando precisam de ajuda. Como resultado, acabam por assumir demasiado e a carregar grande peso, o que leva ao fracasso.


Se você quer ter sucesso, precisa aprender a olhar para pessoas a tua volta como parte do seu sistema de apoio. Confiar nos outros para ajudá-lo, acreditar que as suas capacidades vão complementar as suas pode ser um bom ponto de partida.


Aqui estão outras 8 potenciais maneiras pelas quais pessoas inteligentes como você auto sabotam o seu sucesso:


1. Dificuldade em pedir ajuda.

Muitas pessoas inteligentes orgulham-se de serem independentes e auto-suficientes. Elas não gostam de pedir ajuda porque sentem que deveriam ser capazes de descobrir as coisas por si, mas a verdade é que ninguém pode fazer tudo sozinho. Todo mundo precisa de ajuda de vez em quando. Não pedir ajuda quando precisa é um sinal de insegurança que pode-lhe custar a carreira, o negócio e sucesso. Quando você pede ajuda não só desenvolve a capacidade de ser confiante e seguro como também mostra as outras pessoas que você tem capacidade de liderar e delegar.


2. Dizer Sim a Tudo

Quando você é aquela pessoas que diz sim a tudo e a todos, você acaba inevitavelmente com demasiado para fazer, pouco tempo para reflectir e planear. Outra forma de manifestar isto é quando você é um empreendedor ou simplesmente tem o seu próprio negócio e você está sempre a gerar novas ideias sobre coisas completamente diferentes uma das outras. Não se dá tempo para pegar numa ideia, focar nela, implementar e ver o seu fruto. Este desejo de fazer tudo pode realmente levar ao esgotamento e ao fracasso. Quando você tenta assumir muito, você acaba por se espalhar e não dando toda a atenção a uma coisa. Como resultado, você realmente não se destaca em nada—você se torna apenas mediano em muitas coisas.


Se você quer ser bem sucedido, você precisa se concentrar em uma coisa de cada vez e dar tudo de si. Depois de atingir o seu objetivo, você pode passar para outra coisa. Mas se você tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acabará se espalhando e não realizando nada no final.


3. Procrastinar

A procrastinação é o inimigo número um do sucesso. Muita gente cai nesta armadilha de adiar tarefas importantes porque pensam que podem fazê-las melhor mais tarde, acreditam estar a espera de inspiração ou motivação, ou simplesmente não tomam certas decisões. O problema é que mais tarde nunca chega e as tarefas nunca são concluídas. A origem da procrastinação é a indecisão, o medo ou incerteza. É um emoção negativa originada por um pensamento negativo ligado a insegurança. É por isso que na Academia da Mente, ajudo as pessoas e entenderem o Modelo Mental esta ferramenta simple e poderoso ajuda-lhe a ter acesso aos seus pensamentos inconscientes.


4. Deixar o Ego e as Emoções Atrapalharem

O seu humano é um ser emocional. Entender e gerir as suas emoções é certamente algo que você deve investir toda a sua atenção e realmente entender. As pessoas que estão focadas no sucesso não deixam a dúvida, o medo, a incerteza as impeçam de avançar em direcção ao seu objectivo. Não deixam que a possibilidade do fracasso lhes impeça de querer e de tentar conquistar, não permitem que a raiva, a lamentação ou o ressentimento entrem e bloqueiem o seu caminho, independentemente do acontecimento. A emoção consome energia desnecessariamente e o ego causa distracção. Entenda as suas emoções e liberte a sua energia para coisas mais produtivas. Tenho um mini curso completamente grátis que lhe vai ajudar a perceber isto melhor.


5. Pressa de Terminar

É muito importante ser produtivo e terminar tudo que está na sua lista de tarefas. Mas muitas vezes esta pressa pode-lhe estar a custar a qualidade. Você pode não estar a analisar o sua tarefa com todos os seus contornos, pode estar a ser superficial e acaba não usando a sua inteligência. Certifique-se que quando conclui uma tarefa depois a revê e se faça a seguinte pergunta "o que posso melhorar"?


6. Facilmente se Entendia

É comum a pessoa se entediarem e se aborrecerem no meio de uma tarefa. No entanto responder a essa emoção pode estar a custar-lhe o sucesso na sua carreira ou no seu negócio. O tédio ou impaciência podem levar-lhe a tomar decisões impulsivas ou abandonar projetos antes de realmente terminar, o que pode limitar o seu progresso e sucesso. É importante aprender a não responder a essas emoções e a gerar pensamentos que lhe dão energia, determinação e motivação para avançar.


7. Perfeccionismo

Pessoa com tendência a percionismo, tem um ideal em mente para tudo; um padrão que está sempre tentando cumprir ou aceder, sempre acha que pode fazer melhor do que já está. Esse pensamento cria um ciclo de comportamento de tudo ou nada - criando comportamentos de evitação e preparando-as para autocrítica e auto-ataque. Tudo isto acaba diminuindo a autoestima, e a baixa autoestima gera e fortalece a sesação de que tanto você como o seu trabalho nunca serem suficientes ou perfeitos. É importante se aperceber desta dinâmina e realmente definir para si de uma forma geral o que é trabalho suficientemente perfeito para entregar, e entregar.


8. Não Investir o suficiente em Si

A maioria das pessoas de sucesso em todas as áreas da vida têm coach ou mentor. Alguém que lhes ajuda a manterem foco, a desenvolverem melhor o seu potencial, agirem sobre os seus próprios propósitos e a evitarem auto-sabotarem-se. Não investir em si, pode ser uma forma de se auto-sabotar. Decida ter um coach ou um programa de denvolvimento pessoal que lhe ajuda a se conhecer mais e ser mais.


Se procura um coach, aqui está o link para marcar uma sessão de descoberta


Aqui está um mini-curso sobre come Gerir as Suas Emoções. Neste mini-curso, terá a oportunidade de aprender como os resultados na sua vida são criados e dessa forma ganhar mais poder para alterar os resultados que não estão bons e melhorar ainda mais os que já estão bons. Prepare-se para uma viagem reveladora!


Ao seu sucesso

Marta Madeira


Comments


Artigo da Semana
Artigos Recentes
Arquivo
Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page